Este é o relato da instalação do Deepin Linux versão 15.4.1 no meu notebook Dell Inspiron 7559 Gaming Edition que compartilho com os leitores do nosso fórum.
Comprei esse notebook em maio de 2017. Ele veio com o Ubuntu 14.04 e de lá pra cá atualizei para o Ubuntu 16.04.1 LTS, usei o Windows 10, me arrependi, voltei pro linux usando o Mint 18.2 Cinnamon. Como sou inquieto, resolvi testar o Deepin, porque a loja de aplicativos dele facilita muito a minha vida, e tive muitos problemas: 1) pra conseguir instalar; 2) lentidão com os downloads e; 3) problemas com atualizações e instalação de driver de vídeo.
Em uma semana fiz seis instalações dessa distribuição. Tinha desistido e tentado o Ubuntu 17.10, mas também tive problemas. Então resolvi tentar de novo o Deepin desde ontem, usando os seguintes parâmetros no boot do instalador, teclando a letra "e" e modificando a linha que tem "splash quiet" para:
i915.preliminary_hw_support=1 nouveau.modeset=0 splash quiet

Isso me deixou com a instalação no modo gráfico completo, usando a resolução nativa da tela (1920 x 1080). Assim eu pude particionar corretamente meu SSD e criar a partição EFI para usar o modo UEFI. Antes, passando apenas o parâmetro "nomodeset" o instalador não carregava o modo gráfico da forma correta e eu não tinha como mexer nas partições, precisava usar antes um live do ubuntu pra particionar.

P.S.: após a instalação, ao reiniciar passei esses parâmetros novamente no primeiro boot do Deepin já instalado e pra não ficar fazendo isso todas as vezes, acrescentei-os ao arquivo de configuração /etc/default/grub (pra evitar que o driver nouveau fosse carregado, mas não tenho certeza se isso está funcionando. Pelo menos manteve o sistema funcionando no modo gráfico):
# Written by com.deepin.daemon.Grub2
GRUB_BACKGROUND="/boot/grub/themes/deepin/background.png"
GRUB_CMDLINE_LINUX=""
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="i915.preliminary_hw_support=1 nouveau.modeset=0 splash quiet"
...
(depois de salvar o arquivo, é preciso atualizar o grub com o comando "sudo update-grub")
Concluí a instalação e adiei as atualizações até hoje a tarde. Fazendo a mesma pelo modo gráfico, através do painel de configurações. Pra minha surpresa o sistema foi atualizado para a versão 15.5 beta e não bagunçou a configuração do vídeo.
Por enquanto parei por aqui, porque na versão 15.4.1, ao instalar o bumblebee via gerenciador de drivers eu ficava com tela preta após reiniciar o sistema. Esse notebook tem tecnologia híbrida de placas de vídeo, dispondo de uma Intel HD Graphics 530 (Skylake GT2) e uma nVidia GeForce GTX 960m. Pesquisei e descobri esses outros dois modelos de notebook que também possuem essa configuração de placas de vídeo: HP Pavilion 15-bc000no e o ASUS GL533V.
Alguém pode dar uma dica de como eu consigo configurar minha placa de vídeo nVidia e se possível o Bumblebee pra alternar entre as placas?
Nesta última instalação, e mesmo após a atualização para a versão 15.5 beta, ao pesquisar as placas de vídeo no terminal tenho o seguinte resultado:
lspci -k |grep -A 2 -E "(VGA|3D)"
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 530 (rev 06)
Subsystem: Dell HD Graphics 530
Kernel driver in use: i915
--
02:00.0 3D controller: NVIDIA Corporation GM107M [GeForce GTX 960M] (rev a2)
Subsystem: Dell GM107M [GeForce GTX 960M]
Kernel modules: nouveau