Na semana passada eu nem me lembro mais como fui parar em uma página de propaganda da DELL com promoções dessa empresa. O fato é que eu fiquei encantando por um notebook da linha Inspiron voltado para jogos. Não resisti 48 horas por um modelo no qual eu obtinha um bom desconto (além dos R$ 500,00 da promoção) pois ele vem de fábrica com o Ubuntu Linux 14.04. Estou esperando a chegada do mesmo, prevista para até sexta-feira, o que eu achei bem rápido levando em conta que deve sair da grande São Paulo para Manaus e que a empresa não me cobrou frete (muitas empresas tratam a região norte com descaso em relação ao prazo de entrega de produtos comprados pela Internet. A Apple, Motorola e DELL já foram boas excessões pra mim). Enquanto eu espero ele chegar (ansioso) eu já fiz um mundo de pesquisas sobre ele, sobre o suporte oferecido pela empresa, sobre a experiência de outros usuários da Internet com esse modelo de notebook. Então gostaria de dividir tudo que encontrei na Internet com vocês e descobrir se existe alguém aqui em Manaus com esse mesmo modelo, ou com a variação do mesmo, que vem com o Windows 10 Home Single Language.

Segue a configuração do mesmo, em detalhes:
> Modelo: DELL Inspiron 7559 Gaming com Ubuntu;
> Sistema Operacional: Ubuntu 14.04 SP1 (se eu não estiver enganado, essa é uma versão Long Term Support, ou seja, oferece suporte de atualizações prolongado);
> Tela: de 15,6" LED Full HD retroiluminada (1920X1080) com antirreflexo (fosca);
> Processador: Intel Core i5 de 6a. geração, Quad Core, de 2.5GHz com TurboBoost até 3.2GHz e 6MB de Cache modelo 6300HQ ;
> Memória RAM: 8GB de Memória RAM DDR3L 1600MHz, com possibilidade de expansão até 16GB. Porém no site da Crucial informa que esse modelo pode chegar até 32GB de memória. Ainda não consegui informações de outros usuários de modo que possamos ter certeza desse upgrade de memória até 32GB;
> Placa de vídeo NVIDIA® GTX 960M com 4GB de memória GDDR5 dedicada (significa que não usa memória RAM do equipamento pra usar/converter como memória de vídeo) + Intel HD Graphics 560 (usada quando o sistema não exige muito processamento de vídeo);
> Ponto alto desse modelo: sistema de ventilação com duas ventoinhas/coolers e 240 lâminas térmicas para resfriamento rápido, que garantes o resfriamento de todo o sistema mesmo em situações prolongadas de jogo (provavelmente posicionadas uma sobre o processador e a outra sobre o chip gráfico). O Leo do Youtube informou que apenas levantando 10mm a parte de trás do notebook conseguiu baixar em 10º C a temperatura de CPU e GPU;
> Teclado padrão ABNT2, retroiluminado na cor branca com duas intensidades de luz (o modelo que vem substituir este vem com iluminação na cor vermelha) e teclado numérico;
> Disco Rígido: Modelo Seagate de 5.400 RPM híbrido de 1TB com 8GB de SSD integrado para cache flash;
> Slot M.2 para instalação de SSD tipo SATAIII M.2 de até 256GB. Alguns internautas em sites estrangeiros afirmam que suporta SSD M.2 de maior capacidade;
> 3 Portas USB no padrão 3.0 (rapidamente identificadas pela cor azul) incluindo 1 com PowerShare (a que fica na lateral direita) que pode ser usada para carregar dispositivos como smartphones e tablets mesmo com o notebook desligado;
> Saída HDMI v1.4a com suporte para monitor 4K;
> Conector para fone e microfone (no mesmo conector);
> Leitor de Cartões SD e MMC;
> NÃO possui drive de CD/DVD;
> Placa Dell Wireless 1820 WiFi 802.11ac + Bluetooth 4.0 (2x2) (2.4/5.0 GHz);
> Trackpad amplo com zonas de toque para botões direito e esquerdo integrados na mesma superfície de arrasto (porém é um ponto comum de reclamação entre os usuários que possuem esse notebook, sendo recomendado o uso de um mouse externo);
> Webcam widescreen de alta definição (720p) integrada com dois microfones digitais;
> Bateria: integrada de 6 células (74 WHr)
> Slot para trava de segurança tipo kensington;
> Acabamento emborachado em preto: para alguns esse acabamento é um diferencial bom, porém muitos donos desse modelo reclamam das marcas de gordura de dedos que facilmente ficam na parte externa da tela.